A.C.P.T.

A.C.P.T.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

TORTOSENDO EM FESTA


Festa em Honra e Louvor de Nossa Senhora dos Remédios

Decorreu nos dias 16 e 17 de Maio a tradicional festa de Nossa Senhora dos Remédios
Realizando-se na noite do dia 16 a imponente procissão das velas, levando a imagem de Nossa Senhora, desde a sua capela, lá bem no alto do seu povo até à Igreja Matriz, incorporando-se nela, muito povo do Tortosendo e trazendo até à vila, algumas centenas de forasteiros, desde à anos habituados a estar presentes nesta procissão, em louvor a Nossa Senhora dos Remédios, que dizem ser, uma das mais importantes procissões de velas que se realizam a nível Regional.
No dia 19 eram cerca das 9.30 da manhã, quando nos céus rebentavam centenas de foguetes
Constituindo assim a Alvorada, deste que havia de ser também no seu todo um grande dia de festa.
Seguiu-se pelas 11 horas da manhã a procissão, saindo a imagem de Nossa Senhora da igreja matriz a caminho de sua capela, como apelida este povo, o alto da Senhora dos Remédios.
Pelas 15 horas sai da Avenida D. Rosália Tavares Proença o cortejo de oferendas, que percorrendo as principais ruas da Freguesia, ia alegrando os presentes, com o desfile de Carros Alegóricos, Tractores. Motoqueiros, Cavaleiros, ranchos folclóricos, Grupos de Zabumbas, etc.
Pela tarde dentro e já no recinto de Nossa Senhora dos Remédios, toda a gente se divertia ao som de um organista, e aonde também não faltava a tradicional tasca de comes e bebes, muito bem recheada e trabalhada, pela comissão de festeiros.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

UNIDOS FUTEBOL CLUBE DO TORTOSENDO


ACTO ELEITORAL

Realizou-se dia 9 de Maio de 2009 o acto eleitoral
Para os Corpos Sociais do Unidos Futebol Clube do Tortosendo

Apresentando-se a sufrágio uma só lista, obtendo-se assim os seguintes resultados

Sócios Eleitores – 1670

Sócios Votantes – 27

Votantes na Lista, A (única) – 22

Votos em Branco – 5

Votos Nulos – 0
De salientar a pouca afluência a este acto eleitoral e pelo que nos foi dado observar e alguns comentários, não se sabe bem se por haver uma única lista, se por outro lado os elementos que a compõem serem pouco conhecidos a nível associativo local.

Mas uma coisa é certa, a lista A, venceu as eleições para o Biénio 2009/2011, democraticamente e sem opositores, estando prevista a tomada de posse dos Elementos que a compõem, para sexta-feira dia 15 de Maio de 2009, pelas 21 horas.

Aos novos Corpos Sociais do Unidos do Tortosendo endossamos daqui sinceros votos das maiores prosperidades para o seu mandato, porque o Nosso Unidos, bem precisa e bem merece.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Esperas aos Javalis

ESPERAS AOS JAVALIS EM TEMPO DE LUA CHEIA










Estive lá e vi com os meus olhos, nessa primeira noite do mês de Maio
O Mestre José Silvestre, fazer um doble e a por cobro a dois bonitos animais, dos três que lhe apareceram pela frente, a arma só carregava duas balas, diz o mestre Zé, porque se carregasse três, bem poderia ter acontecido mais um cobro.














Não é só de Agora que mestre José Silvestre se mostra hábil para estas coisas da Caça.
Ser-se mestre, já vem de longe.
Quanto ao resto da rapaziada, portam-se bem, mas não mais do que isso, sem que haja mais alguém a quem se possa atribuir honras de registo!

As Festas do 1º de Maio no Tortosendo

Os Festejos do 1º de Maio na Vila do Tortosendo
Foram de uma forma muito simbólicas as comemorações deste 1º de Maio na vila do Tortosendo
Tendo início pela manhã com uma arruada, abrilhantada pela filarmónica Estrela de Unhais da Serra, chegados à Praça da Liberdade, usou da palavra em discurso inflamado, (com razão diga-se) um membro da CGTP, de seu nome Luís Garra.
Para dizer de quanto triste o Tortosendo está a viver, agora com a perca de mais duas empresas de confecção, atirando para o desemprego, mais de três centenas de operários e operárias, o que em seu entender se trata de encerramentos fraudulentos e mais uma vez o governo a fazer orelhas mocas.
Também em resposta a alguns elementos mais fervorosos, que criticavam a Central Sindical, pela falta habitual dos foguetes sempre presentes nestas comemorações, Luís Garra respondeu que os foguetes eram uma falta, mas que essa falta se devia ao simples facto de também os Sindicatos estarem a passar por momentos difíceis, porque se os operários deixam de ter trabalho, deixam de poder pagar as suas quotas aos Sindicatos, e daí a razão de ter de haver cortes nas despesas, mas que não seria pela falta dos foguetes que em seu entender este 1º de Maio não teria a mesma celebridade do costume, rematou.

ACPT

ACPT
Associação de Caça e Pesca do Tortosendo

Seguidores