A.C.P.T.

A.C.P.T.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO



A ASSOCIAÇÃO DE CAÇA E PESCA DO TORTOSENDO

NESTA QUADRA FESTIVA, DESEJA A TODOS:

CAÇADORES, PESCADORES E OUTROS

SINCEROS VOTOS DE UM FELIZ NATAL E UM MARAVILHOSO ANO NOVO

Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

9º Aniversário do Núcleo Sportinguista do Tortosendo

No Sábado, 11 de Dezembro, participamos no Jantar comemorativo do 9º Aniversário do Núcleo Sportinguista do Tortosendo. Com a presença de cerca de três dezenas de simpatizantes, participaram ainda na festa tal como nós, outros clubes e instituições da terra.
No seu discurso, o Sr. Francisco Gaudêncio, Presidente do Núcleo, começou por agradecer a presença de todos quantos quiseram participar, anotou a pouca participação de simpatizantes a este convívio, mas realçou a dos que estavam, que eram bons.
Disse que a pouca participação a nível de simpatizantes, talvez se deva aos tempos de crise que por aí pairam, mas também e acima de tudo ao fraco empenho que se verifica ao nível associativo.
Referiu ainda que sendo sempre os mesmos a trabalhar, estes são levados ao cansaço, como é o seu caso, dando nota que não faz ideias de se recandidatar para as próximas eleições a realizar no próximo mês de Janeiro de 2011, apelando a que possam surgir nomes que levem por diante os destinos do Núcleo. Foi uma bonita festa, Parabéns ao Núcleo Sportinguista do Tortosendo, pela passagem do seu 9º Aniversário.

Jornada de Caça às Perdizes

No feriado de 8 de Dezembro levamos a efeito mais uma jornada de caça às perdizes na nossa associativa, convívio e boa disposição foi o que aconteceu durante esta jornada de caça.
Serviu para repasto do almoço, o salão de festas do Grupo Desportivo Casalense, gentilmente cedido para o efeito e a quem daqui desde já agradecemos toda a amabilidade posta á nossa disposição.
Por todos os convivas, mais uma vez foi referido a extraordinária jornada de caça que foi levada a cabo pela Associação de Caça e Pesca do Tortosendo.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

TRISTEZA

Três Caçadores mortos em acidente de viação

De acordo com a Autoridade de Segurança Rodoviária, o desastre aconteceu cerca das 17 horas na Estrada Nacional 244, na localidade de Vale do Arco, Concelho de Ponte de Sôr. As vítimas mortais eram naturais da Covilhã e do Teixoso e são: João Marques, Jorge Raposo e Nuno Xavier. Da colisão frontal resultaram ainda dois feridos que eram os ocupantes do jipe e que, segundo as autoridades, são oriundos do Concelho de Cascais.
Três caçadores do Concelho da Covilhã, morreram ontem num acidente de viação no Concelho de Ponte de Sôr. O desastre que envolveu dois veículos ligeiros terá sido provocado por uma ultrapassagem de um jipe que foi embater frontalmente numa carrinha de mercadorias que transportava três pessoas do Concelho da Covilhã. De acordo com a Autoridade de Segurança Rodoviária, o desastre aconteceu cerca das 17 horas na Estrada Nacional 244, na localidade de Vale do Arco, Concelho de Ponte de Sôr. As vítimas mortais eram naturais da Covilhã e do Teixoso e são: João Marques, Jorge Raposo e Nuno Xavier. Da colisão frontal resultaram ainda dois feridos que eram os ocupantes do jipe e que, segundo as autoridades, são oriundos do Concelho de Cascais.
Fonte: RJF
A Associação de Caça e Pesca do Tortosendo, nestes momentos de grande tristeza, endossa às Famílias as nossas mais sentidas condolências.

domingo, 31 de outubro de 2010

INFORMAÇÃO

A Direcção da Associação de Caça e Pesca do Tortosendo informa, que por motivos do mau tempo que se fez sentir no Tortosendo, dia 31 de Outubro, a jornada de caça que tinha agendada para esse dia, ficou adiada para data a anunciar oportunamente.
Apontando-se já como datas prováveis o dia 1 ou 8 de Dezembro, atendendo-se sempre ao estado do tempo.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Jornada de Caça de 5 de Outubro de 2010

Esta foi mais uma grande jornada de caça e convívio, com um saldo muito positivo, tanto em matéria de caça, com 48 perdizes abatidas e 12 faisões, como em matéria de convivência entre todos os presentes, que ficaram muito satisfeitos com as aves abatidas e com a feijoada de javali cozida em forno de lenha e muito bem preparada pelo nosso associado, Sr. Mister Mário. O vinho servido no repasto foi oferta da Adega, Alves da Costa. O pãozinho veio ofertado da Padaria Gonçalves.
Os nossos sinceros agradecimentos ao Senhor, Mário Gaspar, pela feitura da feijoada. Ao Senhor, José Manuel Costa, pela oferta do vinho. Ao Senhor Sérgio Gonçalves, pela oferta do pão. Ao Senhor Miguel Gregório pelo empenho dedicado nesta organização. E por fim a todos os Directores que trabalharam neste evento e a todos os Associados que se dignaram participar nele.
Muito Obrigado.






















sábado, 2 de outubro de 2010

Feira de Miguel



Em mais um ano cumpriu-se a tradição, estivemos com uma barraquinha na feira, magnificamente representados no tocante a estas duas actividades ancestrais.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Abertura da caça às espécies sedentárias

Domingo, 3 de Outubro, vamos abrir a caça na nossa reserva associativa, ao Coelho, Lebre, Perdiz.
Dia 5 de Outubro, prevemos ser uma grande jornada de caça com a reposição de 150 Perdizes e 30Faisões.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

6.º FESTIVAL DE SOPAS DO TORTOSENDO

Saldou-se por um êxito total o festival de Sopas do Tortosendo, batendo recordes absolutos a nível de presenças, a nível de sopas servidas e a nível de receita gerada.Agradavelmente satisfeitíssimos estamos nós, (Associação de Caça e Pesca do Tortosendo), porque trabalhamos muito, inclusivamente com a magnífica ajuda de algumas Senhoras, esposas de directores, mas satisfaz-nos imenso termos contribuído para que se alcançasse o recorde do festival, bem como contribuímos para o seu engrandecimento.No fim era visível o cansaço em todos os que contribuíram com o seu trabalho em prol deste evento, minimizando-se o esforço, por termos trabalhado por uma boa causa.Este ano a cereja havia de cair-nos no topo do bolo, o que aqui nos apraz registar e não podemos deixar de agradecer ao Executivo da Junta de Freguesia em se ter lembrado de Nós, até porque tinham algum conhecimento das nossas necessidades financeiras.Mais uma vez, temos de agradecer reconhecidamente à Sr. D. Alice Lambranca e à menina Rita Proença, a quem desde há três anos a esta parte cabe a confecção da extraordinária canja de perdiz que levamos ao festival e sempre do agrado de centenas e centenas dos seus comensais, já com honras de enorme aglomerado de pessoas junto do nosso Stand, para a poderem degustar.Por fim, como presidente da Associação de Caça e Pesca do Tortosendo, não queria, não devia e nem podia, deixar de aqui tecer um enorme agradecimento a todas e a todos, Mulheres e Homens, que de uma forma ou de outra contribuíram connosco, na feitura e para o engrandecimento deste evento.
A todos MUITO BEM HAJAM!















quarta-feira, 8 de setembro de 2010

SEXTO FESTIVAL DE SOPAS DO TORTOSENDO - Sábado dia,18 de Setembro de 2010, com início às 18.00 horas
















Tal como já vem sendo hábito da nossa parte, vamo-nos fazer representar no evento deste ano, com a sempre tradicional “Canja de Perdiz”.
Até porque dizem os seus comensais que é sempre de comer, repetir e a deixar desejos de que para o próximo ano haja mais.
Mas tal como Nós, vão fazer-se representar no Sexto festival de Sopas do Tortosendo, estas Entidades:
SOPA DE GRÃO – RESTAURANTE CASCALHAL
SOPA DE PEIXE – CAFÉ TAKE AWAI D’ALMA
SOPA À MODA ANTIGA – RESTAURANTE BOAVISTA
SOPA DE RABO DE BOI – RESTAURANTE ZÉ CARIOCA
SOPA DE ALHO FRANCÊS – SNACK-BAR PONTO FINAL
SOPA MEDITERRÂNEA – GRAAL PETISQUEIRA BAR
SOPA DE FEIJÃO – O ALFREDO
SOPA DA AVÓ – CENTRO CONVIVIO APOIO 3ª IDADE
SOPA DO ESCUTEIRO – CORPO NACIONAL DE ESCUTAS
CANJA DE PERDIZ – ASSOCIAÇÃO DE CAÇA E PESCA DE TORTOSENDO
SOPA DE LARANJA – CONFERÊNCIA S. VICENTE DE PAULO TORTOSENDO
CREME DE FEIJÃO VERDE – JOAQUIM AURÉLIO
SOPA À MISTER – MISTER MÁRIO
SOPA SELECÇÃO PORTUGUESA – JOAQUIM TRINDADE
CREME DE BRÓCULOS – MÁRIO PINTO & JOÃO FAZENDA
SOPA DE PEIXE – PIRES & PIRES
SOPA MADEIRENSE - LIGA DOS AMIGOS DO TORTOSENDO

Como todos os anos a Autarquia contempla com uma boa fatia da receita do evento uma instituição carecida da nossa terra, diremos nós que, com um pouco de sorte, talvez, desta vez nos possa sorrir a nós que bem necessitados estamos!

Vai Abrilhantar a Festa, o também já tradicional, duo musical tortosendense:
“ESTRELAS DE S: TIAGO”

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

SPORT TORTOSENDO E BENFICA

Congratulamo-nos por podermos ver já em pleno funcionamento as obras que se vão poder realizar no Sport Tortosendo e Benfica e como instituição amiga endereçamos sinceros votos de parabéns e que tudo corra como os seus corpos directivos o esperam.Informamos que enquanto decorrem as obras, vai servir o número 84 da Avenida Viriato, ali mesmo quase em frente, como sede social provisória.

sábado, 24 de julho de 2010

Alteração ao Calendário Venatório 2010-2011

Em 27/5/2010 foi publicada a Portaria nº 288/2010, de 27/5 que define o calendário venatório para a época 2010/2011. Nesse mesmo dia a FENCAÇA desencadeou uma contestação junto do Secretário de Estado das Florestas no intuito de ver alteradas algumas disposições que considerava injustificáveis sob o ponto de vista técnico e fortemente prejudiciais ao sector da caça.
Hoje, cerca de 2 meses depois é publicada a Portaria nº 556/2010, de 22/7 que vem corrigir o calendário venatório, a qual peca por demasiado tardia e por ter passado a abertura da Rola-comum de 15 para 22 de Agosto.
As alterações existentes entre as duas portarias são as seguintes:
· Alteração da proibição da utilização de granalha de chumbo para apenas se aplicar na caça às aves aquáticas quando em zonas húmidas incluídas em áreas classificadas;
· Eliminação da proibição da caça ao coelho nos meses de Setembro e Dezembro na Zona de Protecção Especial de Moura-Mourão-Barrancos;
· Alteração da abertura de caça às Rolas para 22 de Agosto (em conjunto com a abertura aos pombos);
· Permissão para a caça ao pombo-torcaz se dar, sem interrupções, de 22 de Agosto a 20 de Fevereiro de 2011 (deixando de existir a interrupção em Outubro).
Não podemos deixar de lamentar que a publicação tardia do calendário venatório e suas alterações, publicadas a um mês da abertura da caça, prejudicam gravemente as zonas de caça. Já manifestamos o nosso descontentamento junto da Secretaria de Estado das Florestas, sabendo porém que a responsável por esta situação é a Secretaria de Estado do Ambiente.
Continuamos a trabalhar em prol dos caçadores e do ordenamento cinegético.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Alteração ao Calendário Venatório 2010-2011


A FENCAÇA contestou o calendário venatório publicado na Portaria nº 288/2010, de 27 de Maio, propôs alterações por considerar que o mesmo tinha aberturas diferidas infundadas a espécies cinegéticas e proibições que prejudicavam as zonas de caça e os caçadores em geral.
A Secretaria de Estado das Florestas comunicou à FENCAÇA que o calendário venatório iria ser alterado, prevendo para muito breve a publicação da respectiva Portaria.
Damos-lhe antecipadamente conhecimento das referidas alterações, para que possa definir ou alterar a época venatória da sua zona de caça:
- Alteração da abertura da caça às Rolas para o dia 22 de Agosto (quando estava prevista a data de 15 de Agosto. Data que passou a ser coincidente com a abertura ao pombo-torcaz);
- Permissão para a caça ao pombo-torcaz, sem interrupções, de 22 de Agosto de 2010 a 20 de Fevereiro de 2011.
- Alteração da proibição da utilização de granalha de chumbo para apenas se aplicar na caça às aves aquáticas quando em zonas húmidas incluídas em áreas classificadas.
- Eliminação da proibição relativa à Zona de Protecção Especial de Moura-Mourão-Barrancos;
As alterações ora enunciadas serão objecto de publicação em Portaria, a qual remeteremos aos nossos associados, por meio de circular.
Para qualquer esclarecimento adicional, contacte-nos.
Desejos de Boa Época Venatória
O Presidente da FENCAÇA
Jacinto Amaro

AFN Publica "Medidas preventivas para defesa da floresta durante o período crítico"

A AFN publicou uma nota informativa sobre as medidas preventivas a tomar, para a defesa da floresta contra incêndios, que estão em vigor durante a vigência do período crítico 2010 (1 de Julho a 15 de Outubro), nos espaços florestais e nos espaços rurais.

Durante o Período Crítico, nos espaços florestais:
1. Não é permitido fumar ou fazer lume de qualquer tipo no seu interior ou nas vias que os delimitam ou os atravessam;
2. Não é permitido realizar queimadas;
3. Não é permitido lançar balões com mecha acesa ou quaisquer tipos de foguetes;
4. Não é permitido realizar acções de fumigação ou desinfestação em apiários, excepto se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas;
5. Fica condicionado o acesso, a circulação e da permanência de pessoas e bens, em:
o zonas críticas
o áreas submetidas a regime florestal, e áreas sob gestão do Estado;
o zonas onde exista sinalização correspondente a limitação de actividade.
6. Só é permitido empilhar em carregadouro produtos resultantes de corte ou extracção (estilha, rolaria, madeira, cortiça e resina) desde que seja salvaguardada uma área sem vegetação com 10 metros em redor e garantido que nos restantes 40 metros a carga combustível é inferior ao estipulado no anexo do decreto-lei.
Nos espaços rurais, durante o Período Crítico:
1. A utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos - que não os indicados no número 3. - , está sujeita a autorização prévia da respectiva câmara municipal.
2. Não é permitido realizar fogueiras para recreio, lazer ou para confecção de alimentos, bem como utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos, excepto em espaços não inseridos em zonas criticas ou em parques de lazer e recreio ou outros desde que devidamente infra-estruturados e identificados como tal;
3. Não é permitido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, excepto a queima de sobrantes de exploração decorrente de exigências fitossanitárias de cumprimento obrigatório
4. É obrigatório que as máquinas de combustão interna e externa (tractores, máquinas e veículos de transporte pesados), sejam dotadas de dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e de dispositivos tapa -chamas nos tubos de escape ou chaminés, e estejam equipados com um ou dois extintores de 6 kg, de acordo com a sua massa máxima, consoante esta seja inferior ou superior a 10 000 kg.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

LICENÇAS DE CAÇA

Por esta altura do ano, início da época Venatória, alguns caçadores já não se lembram como adquiriram a sua licença de caça da época transacta, através da rede multibanco, por isso aqui deixamos a dica:
TIRE A LICENÇA DE CAÇA ATRAVÉS DO MULTIBANCO
Cómodo e Fácil.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

PESCA

Iniciativas a levar a cabo durante o mês de Julho.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Convívio de Pesca Desportiva à Truta


Sábado, 19 de Junho de 2010

Tendo decorrido de forma exemplar a organização de mais este convívio de pesca desportiva à truta, para o qual contribuíram imenso, os associados, Srs. José da Costa, Vergílio Dinis e Luís Filipe, aos quais agradecemos reconhecidamente.
Foi assim mais uma vez levado a cabo um evento, entre os muitos que engrandecem esta recente Associação.
Mas como em tudo na vida, até nos rebanhos, se costuma dizer que à sempre uma ovelha…
Porque nos foi dado ao conhecimento, de algumas bocas de alguém com dor de cotovelo, que quer tirar mérito a esta rapaziada empreendedora, que já por diversas vezes deram monstras de um profícuo trabalho, contrastando com os maldizentes que nada fazem nem nunca nada fizeram, e que cegamente vão prosseguindo a política do bota-abaixo.
Mas neste mesmo escrito poderemos dizer que estamos muitíssimo bem preparados para enfrentar tais maledicências!
Até porque, quem não serve para construir! Também não serve para destruir! Simplesmente pelo facto de o foco estar devidamente identificado.
Do extraordinário CONVÍVIO seguem algumas fotos.


sábado, 29 de maio de 2010

Convívio de Pesca Desportiva à Truta


Tendo decorrido de forma exemplar o convívio de pesca à truta, realizado dia 22 de Maio de 2010, aonde se comeu, bebeu, pescou e se confraternizou muito, os presentes fizeram votos junto da Direcção da Associação, no sentido de se agendar nova jornada de convívio.














A Direcção de pronto anuiu a esse convite e foi agendada nova data para o respectivo convívio, Sábado, dia 19 de Junho de 2010, com concentração junto da sede social pelas 14 horas

O Sr. João Boto, Campeão do dia com meia dúzia delas!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Outras Iniciativas

PESCA





CAÇA

Abertura Oficial da Pesca Desportiva

EDITAL 2010

Associação de Caça e Pesca do Tortosendo, com o cartão de pessoa colectiva nº 508060214, com sede na Rua do Terroeiro, 18 - 6200-779 Tortosendo com a Concessão de Pesca do Rio Zêzere Alvará n.º 221/09 vêm estabelecer os prazos da Pesca a realizar nesta concessão:
-De 06 de Fevereiro até 31 de Dezembro
A aquisição das licenças especiais diárias será feita mensalmente por ordem de inscrição na sede da Associação de Caça e Pesca do Tortosendo, com o cartão de pessoa colectiva nº 508060214, com sede na Rua do Terroeiro, 18 - 6200-779 Tortosendo e no parque de campismo Carlos Pinto, Sitio da Ponte da Pedrinha - 6200 Ferro, na freguesia do Ferro, concelho da Covilhã com o seguinte horário:
- das 09 ás 22 horas para o próprio dia e seguinte.

O custo das Licenças Especiais Diárias será de:

Tipo A – O seu custo é de 1 Euros menores de 14 anos;
Tipo B – O seu custo é de 2 Euros para maiores de 14 anos (inclusive) e residentes no concelho, no caso de sócios da Associação será apenas 1 Euro;
Tipo C – O seu custo é de 4.99 Euros para maiores de 14 anos (inclusive) e não residentes no concelho.

O número de licenças especiais diárias a emitir por cada dia, será o seguinte: 100 licenças.
Mensalmente serão asseguradas, 40% das licenças especiais diárias para os pescadores menores de 14 anos (Tipo A), 30% de licenças diárias para os pescadores maiores de 14 anos (inclusive) e residentes no concelho (Tipo B) e 30% de licenças especiais diárias para os pescadores maiores de 14 anos (inclusive) e não residentes no concelho.
No caso de haver vagas, estas poderão ser ocupadas preferencialmente pelos pescadores desportivos do concelho.
O Horário de Pesca, vai desde o Nascer ao Pôr-do-Sol.
Outras Condições:
Para obtenção das licenças especiais diárias, os pescadores terão de ser portadores de qualquer tipo de licença de pesca desportiva, com validade para o concelho da Covilhã, bem como do Bilhete de Identidade.

NOTA: OS SÓCIOS DA ACPT, QUE REQUEIRAM LICENCIAMENTO, SÓ O PODEM FAZER NA SEDE DA ASSOCIAÇÃO E TÊM DE POSSUIR A QUOTIZAÇÃO REFERENTE AO MÊS EM CURSO EM DIA.


As Espécies e os comprimentos mínimos a pescar são apresentados na Tabela seguinte:


ESPÉCIES
PERÍODO DE DEFESO
NÚMERO DE EXAMPLARES A PESCAR
COMPRIMENTO MÍNIMO (cm)
Truta Fario(Salmo trutta )
1 de Agosto ao último dia de Fevereiro.
5
19
Barbo(Barbus steindachneri), Carpa(Cyprinus carpio )
15 de Março a 31 de Maio. Abertura para a pesca desportiva antecipada - 16 de Maio, quer seja exercida individualmente ou em competição, sendo nesta última imposta a obrigatoriedade do uso de manga
10
20
Boga
(Chondrostoma almacai )
15 de Março a 31 de Maio. Abertura para a pesca desportiva antecipada - 16 de Maio, quer seja exercida individualmente ou em competição, sendo nesta última imposta a obrigatoriedade do uso de manga
10
10
Escalo, Pimpão(Carassius auratus )
Não tem
10
10
Bordalo(Squalius alburnoides)
Não Tem
20
-
Perca-Sol
(Lepomis gibbosus)
Não Tem
20
-

terça-feira, 11 de maio de 2010

TERTÚLIA




25 de Abril de 1974




Assim decorreu, dia 7 de Maio de 2010, pelas 21h30m, a iniciativa conjunta levada a cabo pela Associação de Caça e Pesca do Tortosendo e a Liga dos Amigos do Tortosendo, sobre o tema “25 de Abril de 1974 no Tortosendo.
Sessão essa, que teve a brilhante coordenação e orientação da tortosendense, Dra. Adélia Mineiro e que contou com os testemunhos dos Senhores, Alberto Oliveira, Armando Ferreira, Manuel Carrola, Manuel Quinteiro Gomes e da Dra. Meríssia Passos.
Apraze-nos registar o discurso de abertura da sessão feito pela boca do nosso Presidente, que constava do seguinte:
Minhas Senhoras e Meus Senhores muito boa noite, obrigado a todos por terem vindo.
Como Presidente da Associação de Caça e Pesca do Tortosendo e também responsável organizativo deste evento, não podia não queria e não devia, deixar de tecer um agradecimento muito especial à Senhora Doutora Adélia Mineiro, por ter aceite este meu pedido, porque logo que chegou ao meu conhecimento, da sua disponibilidade em fazer uma sessão sobre o tema 25 de Abril de 74 no auditório da Biblioteca Municipal da Covilhã, logo aguçou em mim um apetite, para que idêntica iniciativa fosse levada a cabo na nossa terra.
Até pela importante relevância que o tema pudesse despertar, lancei-lhe o desafio e a Dra. Adélia acedeu.
Obrigada, Dra. Adélia Mineiro.
De Igual Forma queria agradecer á Liga dos amigos do Tortosendo, na pessoa da sua Presidente Dra. Meríssia Passos, a amabilidade que tiveram desde a primeira hora em terem ombreado connosco na feitura deste acontecimento, com o seu trabalho o seu saber e a sua experiência.
Convosco sempre disponíveis para ombrearmos em qualquer acto que acharem conveniente!
Obrigada, Dra. Merícia Passos, Obrigada, Liga dos Amigos do Tortosendo.
Por fim o meu agradecimento vai para o executivo da Junta de Freguesia, por nos terem franqueado as portas deste espaço aonde nos encontramos. Obrigado, pois à Junta de Freguesia do Tortosendo.
Registamos ainda com muitíssimo agrado a tertúlia realizada com todos os presentes.
Entristeceu-nos a pouca afluência das gentes da nossa terra a eventos desta natureza e a um tema que nos parecia ser tão querido!

Um blog amigo relata assim o acontecimento.

Veja o Blog :


segunda-feira, 3 de maio de 2010

Tertúlia "25 de Abril de 1974 no Tortosendo"

Tertúlia

"25 de Abril de 1974 no Tortosendo"

Numa iniciativa conjunta da Associação de Caça e Pesca do Tortosendo e da Liga dos Amigos do Tortosendo, contando com o apoio da Junta de Freguesia do Tortosendo.
Levamos a efeito na próxima Sexta-Feira dia 7 de Maio de 2010, pelas 21h30m, no auditório da Junta de Freguesia do Tortosendo, uma Tertúlia coordenada e orientada pela Professora Dra. Adélia Mineiro, contando ainda com o depoimento de outros tortosendenses.
A Ilustre tortosendense é Professora e dedicou-se, durante muitos anos à escrita de diversas obras sobre o nosso concelho. Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Ciências de Lisboa em 1981 e é Doutorada em História Contemporânea pela Universidade de Salamanca.
Actualmente encontra-se a trabalhar a tese intitulada ”Tortosendo, uma vila durante o Estado Novo (1926-1974) história e memória de um núcleo Industrial”.
Achamos esta iniciativa e o seu tema de salutar importância na vila do Tortosendo, atendendo ao seu passado histórico e este a poder ser lembrado pelos seus cidadãos.
Apelamos aos tortosendenses para que possam comparecer no maior número possível na próxima Sexta-Feira, 7, pelas 21h30m no auditório da Junta de Freguesia a dar corpo e ânimo a uma iniciativa que achamos de importante relevância.

ACPT

ACPT
Associação de Caça e Pesca do Tortosendo

Seguidores

Arquivo do blogue